Sudorese
24/03/2023 Por Anabol Loja Off

Sudorese

Sudorese é um fenômeno que ocorre nos seres humanos para ajudar a regular a temperatura corporal. Trata-se de um fluido que é constituído, basicamente, por sal e água, que é liberado pelas glândulas sudoríparas. Mudanças na temperatura do seu corpo, na temperatura exterior ou no seu estado emocional podem causar sudorese.

O que causa a sudorese excessiva?

A sudorese excessiva pode ser causada por diversas razões, como emoções fortes como estresse, medo ou dor, ansiedade, uso de remédios, abstinência ao álcool, menopausa, hipertireoidismo, tuberculose e câncer.

Quais são os tipos de sudorese?

Existem dois tipos de suor: o écrino e o apócrino. O suor écrino é formado por uma solução que contém principalmente cloreto de sódio, potássio, amônia e bicarbonato, além de substâncias orgânicas, como lactato e ureia. Já o suor apócrino contém em sua secreção moléculas de ácidos graxos, esqualeno e colesterol.

Quais são os sintomas da sudorese excessiva?

Os sintomas da sudorese excessiva são bastante característicos e fáceis de serem notados. As mãos, o rosto, os pés, as axilas e o crânio são os locais mais acometidos pela condição. Além disso, a sudorese excessiva pode produzir transpiração em excesso e por vezes a zona afetada pode apresentar vermelhidão e inflamação.

Como tratar a sudorese excessiva?

Existem várias opções de tratamento para a sudorese excessiva. Em primeiro lugar, pode-se tentar diminuir a produção de suor com líquidos à base de alumínio. Além disso, os antitranspirantes são uma medida tomada entre pessoas com hiperidrose. O componente dos antitranspirantes que funciona melhor é o cloreto de alumínio. Outra opção é o bloqueio temporário das glândulas sudoríparas através de uma leve descarga elétrica emitida dentro de um recipiente de água.